Mito ou Verdade? Tenho marcapasso: posso passar na porta do banco?

Tenho marcapasso: posso passar na porta do banco?

Os detectores de metal, como existem nas portas de banco, criam um campo magnético que, ao deparar com algum material metálico, induz nele uma corrente elétrica que o faz ser “reconhecido”, detectado.

Uma corrente elétrica atuando no marcapasso é interpretado como um batimento próprio do paciente; se ele for totalmente dependente do marcapasso ocorrerá uma inibição do estímulo do marcapasso causando ausência de batimento cardíaco: isto é grave!

Apesar de serem raros eventos potencialmente fatais, todos os portadores de dispositivos eletrônicos implantáveis devem exigir passar por um acesso lateral sem detector de metal.

A apresentação da carteirinha de portador de marcapasso deve ser apresentada com o nome completo.

No Brasil ainda não há legislação específica sobre este objeto apesar de inúmeros projetos de lei como o PL 1.993 de 2015 e o PL 62 de 2018 que tem em sua redação “… usuário de próteses metálicas de qualquer natureza que comprove essa condição mediante apresentação de atestado médico fica dispensado da passagem por portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes …”.

Portanto, é VERDADE; portadores de dispositivos eletrônicos implantáveis não podem passar nas portas de banco.

Tem mais dúvidas sobre o assunto?

Clínica de Arritmias em Uberlândia Dr. Marcelo Carrijo